o que é cdi e cdb
Índice

O que é CDI e CDB? Se você está começando no mundo dos investimentos, essas siglas podem parecer muito complexas.

Mais do que isso, podem se confundir, já que realmente parecem semelhantes à primeira vista. Porém, com um pouco de atenção, você será capaz de ver que são coisas muito distintas.

Nesse cenário, saber o que é CDB e CDI é um passo inicial para quem está começando a investir. É algo essencial para que o seu dinheiro possa ser colocado para render.

Publicidade

A seguir, aprenda mais sobre as diferenças entre essas siglas tão famosas: CDB e CDI.

O que é CDI?

O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um título emitido por instituições bancárias e é utilizado no empréstimo entre os bancos de um dia para o outro.

Isso porque um banco jamais pode fechar o dia com o caixa no negativo. Portanto, quando acontece, uma instituição bancária empresta para a outra a diferença necessária para deixar o caixa zerado.

A taxa de juros utilizada nesse empréstimo é o que se chama de CDI. O CDI também é utilizado como referência para o mercado de renda fixa e, por isso, é comum encontrar opções de investimentos que tenham esse “benchmark”.

Existe, por exemplo, a opção de comprar um CDB que rende 90%, 100% ou mesmo 120% do CDI.

Mas, se é assim, o que se entende como um CDB? Veja a definição correta na sequência e aprenda o que é isso.

O que é CDB?

Já o Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de crédito. Portanto, o CDB é emitido pelos bancos para captar investimentos.

Ao realizar a compra de um CDB, você empresta dinheiro para o banco a uma certa taxa de juros. Essa taxa fica definida no momento da aplicação.

Trata-se de uma alternativa de investimento em renda fixa (modalidade de investimento na qual a taxa de juros de referência é pré-definida).

Algumas das características do CDB incluem:

  • Pode ter baixo, médio ou alto risco, a depender do banco emissor.
  • Possui cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
  • A rentabilidade pode ser pré-fixada, pós-fixada ou mista.

Vale ressaltar que o FGC cobre investimentos em CDB em até 250 mil reais por CPF, por instituição financeira. Já o limite total fica em 1 milhão de reais.

Além disso, é preciso analisar o emissor de um CDB com cuidado. A depender da saúde financeira do banco que emite o título, o risco varia entre baixo, médio e alto.

Um CDB pode ter como referencial de rentabilidade o CDI. Nesse caso, a taxa de juros da aplicação financeira será uma porcentagem do CDI (90%, 100%, 110%, etc).

Afinal, qual a diferença entre CDI e o CDB?

As diferenças entre o CDI e o CDB são muitas, na verdade. Por mais que os nomes sejam parecidos, a verdade é que as semelhanças param por aí.

O CDI é uma taxa referencial, servindo como parâmetro para a rentabilidade de alguns investimentos. Assim, se trata apenas de um índice de referência (ou benchmark).

Já o CDB é um título de crédito emitido por um banco. Em outras palavras, é uma forma que o banco encontra para captar dinheiro, pagando uma determinada taxa de juros a quem empresta esse dinheiro.

Como se pode ver, comparar o CDI ao CDB é como comparar laranjas e bananas. Por mais que ambos façam parte do sistema financeiro, são coisas muito distintas.

Por que dizem que eu preciso “bater o CDI”?

É normal escutar que o investidor deve “bater o CDI”. Mas, afinal, o que isso quer dizer? A seguir, você poderá entender melhor essa expressão do mundo dos investimentos.

O CDI, em geral, fica muito próximo da taxa Selic. Na realidade, embora não seja uma regra, o mais natural é que o CDI fique 0,1% abaixo da Selic.

Vale lembrar que, ao emprestar dinheiro para o Governo Federal do Brasil, existe a opção de receber a taxa Selic como juros.

Considerando que o risco de emprestar para o Governo Federal é o menor possível no país, qualquer outro tipo de investimento deveria pagar mais do que isso.

É por tal motivo que existe a necessidade de o investidor bater o CDI em seus investimentos. Ou, ao menos, é preciso que o investir empate a sua rentabilidade com a taxa do CDI.

Conseguiu entender? Na próxima vez que perguntarem se os seus investimentos batem o CDI, você já saberá como buscar a resposta correta.

É seguro investir em um CDB?

Um CDB é um título de crédito emitido por uma instituição bancária. Logo, é uma forma de o banco ter acesso a um empréstimo junto de pessoas físicas e jurídicas.

O nível de risco do CDB depende da saúde financeira do banco emissor. Pois, no fim das contas, o grande risco envolvido nessa negociação é você não receber ou seu dinheiro de volta conforme o combinado.

Para que esse calote aconteça, o banco emissor do CDB precisa “quebrar”. Nesse contexto, um CDB pode ter risco baixo, médio ou alto.

Tudo depende, de fato, do banco que emitiu o título. Diante de tal cenário, estude muito bem a saúde financeira do emissor antes de aplicar o seu dinheiro.

Importância de entender as diferenças

CDI e CDB são muito diferentes entre si. Sem esse conhecimento, você não será capaz de realizar bons investimentos.

Afinal, é preciso entender a nomenclatura básica ligada aos investimentos. Você deve buscar o conhecimento em relação ao universo financeiro.

Com tal conhecimento, muitos problemas serão evitados. Ao mesmo tempo, haverá como aumentar as suas chances de fazer o dinheiro render de modo seguro.

Agora que já sabe o que é CDI e CDB, resta aplicar seus conhecimentos. Comece a diversificar seus investimentos e coloque o dinheiro para trabalhar.

Sobre o autor

Foto do autor

Lucas Martins

Contador, especialista em investimentos com certificado (CEA) e um apaixonado pelo mercado financeiro.
Ver mais artigos

Outros artigos recomendados para você