As ações da Copel (CPLE6) tiveram uma alta de cerca de 36% no ano de 2022. Parte da valorização foi impulsionada no dia 21 de novembro, quando as ações da empresa (CPLE6) chegaram a subir 27% e serem negociadas a R$9,12, mas acabaram fechando o dia com 22% de valorização, negociadas a R$ 8,74. O valor da ação é o maior desde 1997 e movimentou R$ 635 milhões em um único dia. Veja agora porque a ação da Copel valorizou tanto.
Governo do Paraná que reduzir sua participação na empresa
Um dos principais motivos para a grande valorização da empresa neste ano foi o interesse do governo do Paraná em privatizar a empresa. O mercado identificou a notícia como muito positiva, visto que empresas privadas tendem a serem mais eficientes do que empresas públicas, trazendo mais valor ao acionista.
O interesse do estado paranaense é transformar a empresa em uma “corporation”, isto é, uma corporação sem controle estatal. Entretanto, a ideia não é que o estado venda toda sua participação, ele ainda seria o maior acionista da companhia e manteria sua participação em 15% do capital acionário da empresa.
De acordo com comunicado recebido pelo controlador, “A operação objetiva a captação de recursos financeiros para suprir necessidades de investimento do Estado do Paraná, bem como a valorização de suas ações remanescentes detidas na Copel”.
Alteração no estatuto da Copel
Com o anúncio do interesse da privatização, haverá as seguintes mudanças no estatuto da empresa:
Direito de voto
Nenhum acionista ou conjunto de acionistas poderá ter poder de voto superior a 10% da quantidade total de votos da assembleia geral para tomada de decisão.
Acordos para direito de voto
Impedir que acionistas realizem acordos para realização de direito de votos, exceto quando tal acordo resulte em número de votos inferior ao limite de votos referente a alínea anterior.
Alteração da sede
O estatuto prevê ainda que a sede da empresa deve ser mantida no Paraná para contribuir economicamente com a região.
Denominação
Inviabilizar que a denominação da Copel seja alterada.
Criação de uma “Golden Share”
Por fim, é previsto ainda que seja criada uma classe de ação especial, pertencente unicamente ao Estado do Paraná, com poder de veto nas assembleias gerais, desde que o Estado mantenha sua participação na empresa acima de 10%.
Os próximos passos da empresa
Apesar que o mercado tenha aprovado a notícia, existe ainda alguns trâmites que precisam ocorrer. O primeiro deles é a aprovação da proposta pela Câmara dos Deputados do Estado do Paraná. Em seguida, será necessário ainda a homologação no Tribunal de Contas, o que exige contratação de empresas especializadas para realização dos estudos com objetivo de demonstrar a viabilidade da proposta.
A própria Copel já demonstrou um grande interesse em sua privatização e vêm se estruturando para que isso ocorra. Além disso, a Câmara dos Deputados é composta majoritariamente por partidários de direita, o que facilita a aprovação da proposta.
Hoje (22/11), acontece o evento “Copel Day” organizado pela empresa. No evento estarão presentes todos os executivos da alta administração da companhia, figuras políticas, entre outros. Espera-se que sejam anunciadas novidades durante o evento sobre a privatização da companhia.
Talvez você tenha interesse: Conheça as empresas mais endividadas do mundo





